SERGIO CABRAL

SERGIO CABRAL

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Bia Bedran

“Tenho certeza do poder do diálogo do pensamento que a leitura proporciona. Nada é o que é, tudo pode vir a ser...”



Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato; os romances da Condessa de Séguir; Os doze trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato, fazem parte das minhas primeiras lembranças de leitura.
Ficaram na minha vida algumas grandes histórias, por exemplo, o romance entre Riobaldo e Diadorim, em Grande sertão – veredas ; As aventuras e desventuras de Dom Quixote; Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado;  o romance contemporâneo  Canteiros de Saturno, de Ana Maria Machado; A cidadela, de Cronin; A Crônica da casa assassinada, de Lucio Cardoso.
Sobre os autores? Então, nosso Guimarães Rosa; Machado de Assis; Ana Maria Machado; Ruth Rocha; Ziraldo; Monteiro Lobato; Andersen; Os Irmãos Grimm; Câmara Cascudo, Cecília Meireles...
Penso que minha passagem pela escola foi bem importante. Eu era uma leitora voraz, tinha prazer em ler, escrever, participar dos concursos de redação que logo na escola primária me estimularam a escrever mais e mais. Quanto mais eu me arriscava na escrita mais eu lia e vice-versa. Acho que é assim o processo criativo: ele se alimenta do próprio alimento do exercício da criação.
A leitura é capaz de influenciar nas escolhas, no caminho que se vai seguir, que se vai viver, tenho certeza do poder do diálogo do pensamento que a leitura proporciona. Nada é o que é, tudo pode vir a ser, o encontro da perspectiva do outro, o entendimento das diferenças e, principalmente, a possibilidade da transformação, enfim , da ampliação dos horizontes, tudo isso vem com a leitura. Esta experiência nos ajuda a enxergar a nós mesmos, nos fornece um espelho com o qual podemos, ou não, nos mirar.
Atualmente leio romances... estou encantada pela obra de Milton Hatoum: Dois irmãos; Cinzas do norte; Órfãos do Eldorado. Também adoro a obra da autora americana Lionel Shriver: O mundo pós-aniversário e Precisamos falar sobre kevin.
Na minha trajetória de leitora, tenho marcadas algumas ideias, palavras e expressões, me ocorre, agora, citar o final de um poema que está no livro Arte–Educação: da pré-escola à universidade”, organizado por Luis Camargo, que é assim: “Os pássaros da inspiração só pousam nas mãos de quem os alimenta.”
Personagens também ficam, marcam, se fortalecem... por exemplo, Riobaldo, de Guimarães. Ele me impressiona demais pelo linguajar sertanejo inventado pelo autor, misturado com um verdadeiro tratado de filosofia que ele profere naquelas 700 páginas apaixonantes.

Acho que ler é simplesmente bom. Uma maravilhosa companhia. Com sua “algazarra silenciosa” (expressão criada por Ana Maria Machado) provocada em nosso cérebro, o ato de ler nos emociona e nos transforma a cada momento. Meu novo livro infantil, o décimo quinto, chama-se  O mundo dos livros... precisa dizer mais alguma coisa sobre minha paixão por leitura?

http://biabedran.com.br/

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fernando
    Eu considero os textos de seu bloog de alta qualidade literária. Meu comentário é de que todos eles precisam ser organizados em um livro. Isso possibilitaria que um maior número de leitores tomassem conhecimento e dialogassem com esses escritos. Grande abraço,
    Ana Ribeiro

    ResponderExcluir