SERGIO CABRAL

SERGIO CABRAL

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Tudo merece ser lido - Patrícia Kogut

“Tudo merece ser lido. Acredito na inteligência e
 no espírito crítico do leitor.”
Patrícia Kogut - Jornalista



Tenho livros que marcaram a minha infância guardados até hoje na minha estante. Um deles é "Vulcões e Terremotos", que me encantou com relatos sobre a erupção do Vesúvio Pompeia e outras tragédias afins. Outros são da Condessa de Ségur (estudei na escola francesa do Rio): "Nouveaux Contes de Fées" e " Les Malheurs de Sophie" (minha filha se chama Sofia por causa desse livro). E uma coleção de aventura e mistério, " Le Clan des Sept", de Enyd Blyton.
     
Muitos livros me marcaram e penso muito neles volta e meia. A trilogia mais importante do Philip Roth ("A Marca Humana", "Pastoral Americana" e "Casei-me com um Comunista"); "Cândido", de Voltaire. "Anna Karenina", de Tolstoi. Todos os de Amin Malouf.

Anna Karenina
A epítome da sedutora, a expressão da paixão, de uma angústia bem feminina, o retrato de uma época, e ainda assim nada datada. Uma personagem sensacional.  

O principal a gente aprende nos livros

Adoro Machado de Assis. Queria, de verdade, ter conhecido e sido amiga de Lima Barreto. Sei que a obra dele é irregular e acho isso ainda mais interessante e enternecedor. Li muitos franceses, Voltaire, Rousseau, Balzac. Me formaram.  
A escola francesa estimulava demais a leitura e eu sempre gostei muito de ler. Depois, fui para a escola brasileira e sempre me liguei aos professores de português. Adorava literatura desde cedo. Estudei Letras (não concluí). Era a minha praia desde cedo. Tive um grupo de leitura na PUC. Líamos Borges, Bioy Casares, Cortazar e muitas outras coisas.  
Acho que a leitura ajuda construir um tipo de articulação. Organiza o pensamento, aparelha a pessoa para argumentar. E para sonhar. 
A leitura traz cultura e nesse sentido abre tantos horizontes quanto uma viagem. Acho que o principal a gente aprende nos livros. Ler é muito. Alfabetiza, humaniza, forma. Recomendo muito. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário